Moradores do Distrito de Santo Antão deram início na tarde desta terça-feira a um protesto por melhorias na Rua Lavras do Sul e na Estrada da Caturrita. Conforme a estudante universitária, Andressa Ferraz, 24 anos, desde segunda-feira os ônibus da Linha Salgado Filho não passam no local. Esta situação teria sido causada pelas más condições da estrada, contudo, não houve nenhum aviso prévio por parte da empresa responsável.
– A estrada está horrível, são muitos buracos. Na segunda-feira os ônibus simplesmente não passaram – diz a jovem que participa da organização do protesto.
Um aviso que circula nas redes sociais dos moradores diz que o itinerário Corredor Santa Marta e Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM), até que as condições melhorem, vai somente até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Intendente Manoel Ribas.
Durante o protesto, caminhões da empresa Sustentare Saneamento, responsável pela coleta de lixo, também foram impedidos de passar.
Leia também:
Suposto motorista de aplicativo é preso pela PRF com 20 quilos de maconha e máquina de cartão em SantiagoMais de 2 mil pessoas foram imunizadas contra Covid-19 durante ações realizadas em escolas de Santa Maria
De acordo com a prefeitura, existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique (FEPAM) que condicionou a licença de operação do aterro sanitário da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) à manutenção e conservação da via.
“Ressalta-se que a Prefeitura está em constante diálogo com a empresa, sendo que a mesma já realizou diversas intervenções. Porém, devido ao intenso período de chuva, não tem sido suficiente” disse a prefeitura via assessoria.
O subprefeito do Distrito de Santo Antão, José Antônio Machado, disse que na segunda-feira, foi enviado um pedido de restauração da via ao Executivo Municipal. Ele comentou que o constante fluxo de caminhões tem sido outro fator que tem danificado a estrada.
Conforme Andressa, o bloqueio foi desfeito no início da noite desta terça-feira, quando representantes do Executivo municipal compareceram ao local para ouvir as demandas da população.
Leia mais notícias